quarta-feira, 15 de agosto de 2018

APRENDENDO A DIZER NÃO


Quantas vezes em nosso dia a dia nos deparamos com situações onde temos vontade de falar não mas acabamos por dizer sim. Aprender a dizer não é uma das tarefas mais difíceis para muitas pessoas. Para sabermos o momento apropriado para falar não precisamos discernimento, sabedoria e acima de tudo muita auto confiança.
Saiba que o problema está em dois pontos: o primeiro é a necessidade de se obter o aplauso externo para conseguirmos nos sentir amados. O segundo ponto é o padrão que o ser humano cria em se apoiar no outro a fim de buscar uma muleta para os seus problemas. E esses dois pontos se alimentam mutuamente.
Se pararmos para refletir poderemos encontrar inúmeras situações onde poderíamos ter dito não. E muitas vezes acabamos nos “violentando” quando começamos a fazer coisas que não tínhamos a menor vontade de fazer. Isso é muito ruim, pois quando temos este tipo de sentimento é porque o outro tinha total condição de fazer. Isso quando a situação não chega a ser mais grave onde acabamos por nos endividar ou atrair problemas de saúde como consequência. E falar não é difícil porque simplesmente sempre há um vínculo emocional. E sentimentos como culpa e remorso surgem no momento que pensamos em negar um favor a um ente ou amigo querido. Sempre existem as exceções mas precisamos refletir antes de decidir.

Saiba que dizer não é antes de tudo um ato de amor próprio e auto respeito. E dizer não pode contribuir para que a pessoa acomodada descubra que possui novos potenciais. Às vezes na dificuldade descobrimos virtudes nunca percebidas antes se não tivéssemos passados por certos momentos na vida. Quando você se deparar com uma situação assim que tal pensar se não está carente demais precisando de um elogio. E se dizer não para alguém querido é dizer sim para a nossa sabedoria, discernimento e auto confiança. A ideia não é dizer não para tudo e todos mas dizer sim para que nos agrega e nos faça bem. 

Acesse o site www.reprogramesuamente.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário