quinta-feira, 4 de abril de 2013

VOCÊ É ANSIOSO?




Vejo hoje em dia muita gente que reclama que é ansiosa!

A ansiedade parece que tomou conta de muita gente; que muitas vezes coloca ansiedade como defeito nas entrevistas de emprego. Será que esse seria mais um mal da humanidade?

Mas o que é Ansiedade? Pelo Wikipédia: Ansiedade, ânsia ou nervosismo é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração, etc.

Pela Parapsicologia do Sistema Grisa ansiedade é a pressa em obter um resultado porque se tem dúvida ou medo de não alcançá-lo.

E você que me lê agora? É ansioso? Se a resposta for afirmativa saiba que a ansiedade ora nos beneficia, ora nos prejudica e dependendo da intensidade pode chegar a prejudicar nosso funcionamento psíquico (mental) e psicossomático (corporal).

Quais seriam as causas? Com certeza a ansiedade não chega em nossa vida simplesmente porque alguém escolhe ser ansioso. Existem estudos que comprovam que a ansiedade pode ter origem na vida intrauterina e primeira infância. Também se fala em anormalidades químicas no cérebro. Mas já sabemos que o que se programa na mente torna-se realidade! Então tudo que se manifesta fisicamente antes já foi programado pelo seu subconsciente.  

As consequências desse comportamento podem ser várias pois quem sofre desse mal pode chegar a perder uma boa parte da sua autoestima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque acredita que é incapaz de realizá-las. Por isso que o termo ansiedade está de certa forma ligado à palavra medo, sendo assim a pessoa passa a ter medo de errar no momento de tomar a decisão realizar diferentes tarefas, sem mesmo chegar a tentar, ou seja tem dúvida se vai conseguir ou não.

A ansiedade em níveis muito altos, ou quando apresentada com a timidez ou depressão, impede que a pessoa desenvolva seu potencial intelectual, atrapalhando seu o aprendizado que pode até ser bloqueado e isso interfere não só no aprendizado da educação tradicional, mas na inteligência social. O indivíduo fica sem saber como se portar em ocasiões sociais ou no trabalho, o que pode levar a estagnação na carreira e em outros setores da vida.

Vários são os sintomas, dentre eles podemos citar preocupações, tensões (muitas vezes exagerada), sensação de que algo ruim pode acontecer, pensamentos ruins, medos e até falta de controle.

Se você é ansioso e tem vontade de se libertar desse mal, não deixe que a situação chegue ao extremo, procure a ajuda de um profissional competente que pode te ouvir, que tenha interesse verdadeiro em te ajudar, existem técnicas muito eficazes! Basta você querer! Todas as respostas que você precisa estão dentro de você! 


Obrigada e até a próxima!

5 comentários:

  1. Adriana,

    Parabéns pelo blog, o qual acabei de conhecer.

    Espero que ajude muita gente.

    Mauro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mauro!
      Também espero poder ajudar muita gente!
      Grata pelo seu retorno!

      Excluir
  2. Excelente texto, Adriana! Objetivo. Reflexivo.
    Abço,
    Clarissa Mont'Alvão Fialho.
    conversade-vida.blogspot.com.br
    FB: Conversa De-vida

    ResponderExcluir